18 novembro de 2015 Artigos,Notícias Nenhum comentário

Há quem diga que planejar uma carreira não foge muito da ideia de se planejar férias. Da mesma forma que você sonha com seu próximo destino, o seu futuro profissional deve ser bem pensado. Do contrário, você corre o risco de se ver em um emprego indesejado, fazendo algo sem propósito. Sempre é tempo de mudar, mas se é possível organizar esses passos, por que não?

Para te guiar nesse planejamento, você pode começar pelo questionamento básico: aonde você quer chegar? Com base nisso, será possível entender qual área de interesse e também traçar as oportunidades de carreira. Independentemente do estágio da sua vida profissional, você precisa se perguntar como chegar nesse “lugar ideal”.  Se você quer mudar de posição dentro da empresa, por exemplo, tente visualizar a melhor forma de fazer isso. Se seu objetivo for mudar de área completamente, busque entender os processos de entrada nesse novo mercado.

Outro ponto chave ao planejar a sua carreira é compreender quais competências são necessárias para alcançar a sua meta. Se para uma viagem você precisa levar protetor solar ou roupa de banho, por exemplo, para determinadas carreiras é necessário falar idiomas específicos ou ter domínio de determinados softwares. Tenha esse tipo de informação e busque a evolução das suas habilidades. O seu currículo é seu passaporte. Lembrando que não apenas cursos formais são importantes. Experiências de vida, como vivencias no exterior ou participação em ações sociais podem valer muito.

Uma boa forma de desvendar o caminho das pedras é pegar dicas com quem já passou por ele. Tente conversar com pessoas que você admira, pegue conselhos de profissionais que estejam na área que você deseja estar. Caso você não tenha esse tipo de contato, vale a pena pesquisar por entrevistas na internet. Livros e recomendações de especialistas podem fazer a sua jornada ser mais fácil.

Fazer o planejamento de carreira é fundamental, mas ele não deve aprisionar seus desejos. Se, no futuro, você mudar de ideia, reveja suas rotas e mude de destino. A caminhada pode se tornar pouco mais longa, mas valerá a pena.

 

Escrito por Ação Gerencial