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O dia continua com 24 horas, mas você tem a sensação de que seu tempo diminuiu? Você cumpre cada vez mais tarefas e está constantemente com o sentimento de que ainda há muito o que fazer? Essa falta de controle do tempo é um problema para muitos líderes e impacta diretamente na performance e nos resultados alcançados. Uma forma eficaz de organizar o dia a dia é adotar estratégias de gestão do tempo. Veja algumas dicas:

1. Identifique metas

Tanto em termos de empresa, quanto no âmbito pessoal, é importante ter clareza de quais são as metas a serem perseguidas. “Melhorar habilidades com o software x”; “administrar os contratos do pessoal terceirizado”; “aprender uma nova língua”. Criar esses grandes marcos é uma forma de guiar as tarefas diárias e também de medir o progresso das suas realizações. Coloque essas metas em local visível para que você as tenha sempre em mente.

2. Desmembre as metas em tarefas

Como você vai alcançar cada uma das metas propostas? Trace planos detalhados com ações práticas para a realização de cada uma delas. Essas atividades precisam ter prazos de entrega fixados, dessa forma, você terá noção de quais são as prioridades dentro das suas metas. Além disso, você terá uma visão global do andamento de cada meta durante o ano. Essas tarefas podem ser organizadas semanal ou mensalmente, dependendo na natureza do seu trabalho.

3. Monitore seu tempo

Agora que você sabe o que precisa fazer, preste a atenção de que forma você está gastando o seu tempo. No dia a dia, você trabalha de fato com as tarefas propostas ou precisa “apagar incêndios” o tempo todo? Um bom exercício é acompanhar seu trabalho durante duas semanas para descobrir onde estão os “sugadores” de tempo. Isso é importante para que você ajuste suas tarefas a prazos que estejam dentro da sua realidade. Anote todas as suas atividades diárias e o tempo que você gasta com cada uma delas, inclusive aqueles minutos gastos em redes sociais ou procrastinando.

Para organizar suas atividades, tenha uma agenda, planilha (físicas ou virtuais) ou aplicativo. O registro é importante não apenas para lembrá-lo do que será feito no dia, mas para que você tenha o controle do que está deixando de ser cumprido, permitindo ajustes. De forma geral, tenha a visão global das suas responsabilidades e divida-as conforme sua disponibilidade. Isso vai te poupar de crises de ansiedade e da desconfortável sensação de não estar cumprindo o que deveria.

Escrito por Ação Gerencial