passivoagressivo

Você já parou para pensar se tem adotado um comportamento passivo-agressivo? Muitas pessoas não percebem, mas a utilização de algumas palavras e expressões podem ser muito mais destrutivas do que parecem dentro do ambiente de trabalho e nunca são a melhor maneira de resolver conflitos.

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O comportamento passivo-agressivo é frustrante para ambas as partes envolvidas. Ele é improdutivo e faz com que o trabalho em equipe se torne menos confiável. Confira a seguir 3 expressões comumente utilizadas no mundo empresarial e o verdadeiro significado por trás delas. E atente-se para mudar a forma como você lida com conflitos a partir de agora.

1. “Tanto faz. Eu mesmo faço.”

Se algo é feito de maneira errada e você reage como se isso não importasse tanto, mas realmente importa, o responsável pelo ato nunca saberá como deveria ter agido ou o verdadeiro impacto daquela ação. Expresse-se de maneira clara, transparente e serena avaliando os pontos de falha e como poderia ter sido melhor.

2. “Eu fiquei surpreso/confuso/curioso sobre…”

Esta frase é muito usada para disfarçar a crítica de quem não consegue enfrentar o problema de frente. É uma tentativa de “suavizar o golpe”, porém, não demonstra o quão séria é a situação. Dê e peça feedbacks constantes para seus colaboradores para estar sempre ciente de tudo o que acontece e poder reagir com mais objetividade e honestidade. Não subestime seus colaboradores.

3. “Estou imaginando se…”

Geralmente a expressão vem acompanhada de um pedido nada razoável de um favor como “estava imaginando se amanhã, antes de vir ao trabalho, você poderia passar no cartório e pegar uns documentos pra mim”. Quem faz este tipo de pedido acaba forçando a outra pessoa a aceitá-lo por medo de represálias. Isso pode ser encarado como abuso de poder. Delegue funções de trabalho para seus responsáveis e sempre que for fazer um pedido de cunho mais pessoal, seja direto e pergunte se a pessoa poderia lhe fazer este favor.

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Escrito por Ação Gerencial