agcorte

Dentro das empresas, os cargos de liderança ainda reluzem. Grande parte dos profissionais sonha em ser líder e ocupar uma posição de destaque na organização. No entanto, essa função não se resume a prestígio e poder. Ao contrário, esse tipo de trabalho não é simples e requer muita responsabilidade.
Gerenciar o trabalho da equipe, se atentar aos resultados, bater metas e melhorar o relacionamento interpessoal do grupo são apenas algumas das tarefas que o líder precisa se equilibrar simultaneamente. Veja os principais pontos que tornam o trabalho do líder desafiador:

Administrar conflitos

Solucionar conflitos no trabalho é uma tarefa amarga, mas fundamental. Muitas vezes os próprios funcionários conseguem resolver suas diferenças, mas o papel do líder é intervir antes da situação sair do controle. O líder precisa conduzir conflitos com firmeza, mas de forma gentil. É muito mais delicado chamar os envolvidos para conversar separadamente, por exemplo.

Não cair no favoritismo

É natural que o líder tenha mais empatia por alguns membros da equipe. O problema é quando essa afinidade compromete promoções e condições de trabalho dos demais colegas. Esse tipo de relação pode acabar com a motivação do grupo e fragilizar a imagem do líder.

Estabelecer autoridade

Com novos modelos de trabalho, a liderança está cada vez mais próxima da equipe. Isso é ótimo, mas pode trazer dificuldades para o líder na hora de construir sua autoridade. É saudável que haja um bom relacionamento entre todos os membros do time, mas a amizade não pode ultrapassar os limites e interferir no respeito pelo líder. O resultado disso é um time improdutivo e sem direcionamento.

Chegar ao consenso

Uma das grandes dificuldades da liderança é conduzir as discussões do grupo, onde todos se sintam ouvidos e, ao mesmo tempo, conseguir estabelecer um ponto comum para as argumentações. Chegar ao consenso é fundamental para que todos trabalhem com confiança no que estão realizando.

Não se sinta desencorajado! A liderança é desafiadora, mas é um trabalho que requer paciência. A experiência de contornar os desafios é o que fazem um profissional amadurecer e se tornar um líder cada dia melhor.

Baixe gratuitamente: (EBOOK) Desenvolvimento de Competências de Liderança

Saiba mais: Competência – Administração de Conflitos

Invista em conhecimento para desenvolver suas competências de liderança! Conheça nosso programa!

Escrito por Ação Gerencial