16 setembro de 2014 Artigos 1 comentário

Por Carolina Rosa Benvenuto para Ação Gerencial

Todo processo de gestão, seja em empresas públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, precisa ter claramente definidos seus objetivos e as estratégias a que se propõe.
O Planejamento Estratégico é, em linhas gerais, um cálculo raciocinado e ordenado que precede uma ação para se alcançar os objetivos. Fundamental nos processos decisórios, o planejamento estratégico é uma ferramentas gerencial em que se estabelece os objetivos a serem alcançados em médio e longo prazo, define-se as estratégias e as metas para atingir os objetivos. Ao longo da execução do planejamento, o gestor adquire sensibilidade para identificar pró-ativamente ações necessárias para vencer os desafios que aparecem durante o percurso.
O planejamento estratégico define-se em três níveis que precisam estar harmonizados: nível estratégico no qual traçamos os objetivos; o tático com a definição das metas e o operacional com as ações a serem realizadas. Em todos os níveis o planejamento deve considerar:
  • A análise da situação atual que será a base do planejamento;
  • Definição detalhada dos objetivos que se pretende atingir;
  • A identificação de todas as pessoas envolvidas no processo;
  • A definição das estratégias como o caminho a ser seguido e das metas a serem alcançadas;
  • Estabelecer os recursos financeiros, materiais e humanos necessários para a concretização do planejamento;
  • Implementar as estratégias, operacionalizar as ações, ou seja, colocar a “mão na massa”;
  • Controlar a execução das ações e avaliar os resultados, os pontos positivos e negativos que através deste feedback, as próximas ações serão norteadas.
Para garantir a eficiência e a eficácia do planejamento nos processos de gestão, além do estilo participativo e do sincronismo dos envolvidos, o gestor precisa estar atento às constantes mudanças nos cenários internos e externos e, se necessário, rever suas estratégias para adequá-las aos objetivos.
“O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações que serão necessários hoje, para merecermos um futuro.” Peter Drucker.
Escrito por admin