18 setembro de 2014 Artigos Nenhum comentário

Por Carolina Rosa Benvenuto

 

Serviços Ação Gerencial: Soluções para o crescimento de negócios e sucesso de pessoas

O retrato do mercado percebido hoje pelos Gestores de Pessoas é uma fotografia que demonstra uma grande demanda por profissionais capacitados e a dificuldade de encontrar tais profissionais.

Esta dificuldade evidencia três aspectos desafiadores: o primeiro relacionado às empresas que necessitam de pessoas capacitadas, especialistas e polivalentes ao mesmo tempo; o segundo, profissionais altamente capacitados e terceiro, localizar tais profissionais “disponíveis no mercado” ou “passíveis a uma mudança de emprego”.

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Encontrado o profissional, depois de algumas dificuldades, as empresas devem focar em oferecer um ambiente de trabalho criativo e agradável e promover o desenvolvimento desses profissionais, uma vez que o capital intelectual tornou-se um diferencial nas organizações.

É importante ressaltar que o investimento em treinamento e desenvolvimento focado nos objetivos estratégicos da empresa mantém as pessoas atualizadas e alinhadas com as inovações que possibilitam uma visão e uma resposta positiva diante das mudanças no mercado.

Para reter seus talentos, a organização deve inicialmente conhecê-los. É preciso detectar qual o nível das competências apresentadas pelo funcionário e/ou equipe e definir o nível que a empresa julga satisfatório.

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 Ao levantar as necessidades de treinamentos, a empresa detecta o Gap/lacuna das competências a serem desenvolvidas.  Este Gap constitui da diferença entre grau mínimo de competência desejado pela empresa e o grau de competência que os profissionais apresentam. No processo de desenvolvimento, devem ser priorizadas as competências mais importantes que se desenvolvidas podem melhorar o desempenho da pessoa, da área e em conseqüência da empresa.

Buscar o desenvolvimento das lacunas profissionais significa realizar uma gestão por competências que orienta e estimula o profissional a abrir-se ao aprendizado específico e focado. E neste sentido, a área de Gestão de pessoas possui um papel fundamental em levantar as necessidades e orientar a equipe na busca por conhecimento, aprendizado e na prática de comportamentos alinhados aos objetivos empresariais.

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