chess capa
Com apoio da Neoway e coleta do Datafolha, a Endeavor lançou a Pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros, um estudo para mostrar em quais áreas da empresa há maior dificuldade de gestão. A pesquisa foi feita com quase 1000 empreendedores nacionais de diferentes perfis.

Apesar da variedade dos entrevistados, as mesmas categorias de desafios ficaram nas primeiras posições. A gestão de pessoas foi considerada o maior desafio para empreendedores, superando a gestão financeira, a burocracia, a inovação e o marketing e vendas.

A importância da gestão de pessoas nas empresas

Pessoas são consideradas o maior bem de uma empresa. Fala-se cada vez mais em “capital humano” e não surpreendentemente a sua gestão apareceu no topo da lista de maiores desafios dos empreendedores, com nota 6,7 numa escala de 1 a 10. Foi a maior média de dor entre o grupo de Empreendedores Gerais da pesquisa, que representa a grande maioria dos empreendedores brasileiros.

Todos os outros perfis classificaram esse desafio como o mais dolorido e deram nota 7,4. Entre eles, os Empreendedores de Alto Impacto, o grupo que cresce mais e por mais tempo. Ou seja, mesmo os negócios que estão em constante crescimento enfrentam desafios na hora de liderar seus times.

Por falar em liderança, a principal dificuldade apontada pelos empreendedores é exatamente essa: formar líderes. Ironicamente, quando perguntados sobre as boas práticas de gestão aplicadas no cotidiano da empresa, as “ações de desenvolvimento de lideranças” apareceram como a segunda menos utilizada dentre 11 opções.

Como explicamos em outros posts e no nosso e-book gratuito Desenvolvendo Competências de Liderança, o líder é fundamental em qualquer negócio. Sem ele, a empresa perde em produtividade, gestão de pessoas e muitos outros aspectos. É importante lembrar que nem todo chefe é um líder, mas que todo profissional pode desenvolver as habilidades para se tornar um.

Escrito por Ação Gerencial