5 dezembro de 2016 Artigos,Notícias Nenhum comentário

organization-582919_1280

Dezembro é aquele mês que, na prática, parece mais curto do que fevereiro. Além dos dias passarem num piscar de olhos, quase todos têm algum compromisso que você precisa cumprir: amigo oculto do trabalho, festa de fim de ano da empresa, compras de presentes para a família… Se a empresa onde você trabalha costuma ter férias coletivas ou recesso no período de Natal e Ano Novo, o mês fica ainda mais curto e todas as atividades previstas para 30 dias precisam ser feitas em pouco mais de 20. Nessa hora é preciso um grande senso de organização para não terminar o ano com tarefas pendentes. Se essa característica não é a sua principal qualidade, não se preocupe. Temos algumas dicas para facilitar a sua rotina no trabalho e te ajudar a entrar no ano novo com o pé direito. Confira:

Faça um cronograma

O primeiro passo é saber quantos dias você ainda vai trabalhar nesse resto de ano. Se o seu gestor ainda não falou nada sobre o funcionamento da empresa no período, vale confirmar com ele ou com o departamento de recursos humanos se haverá férias coletivas ou recesso, e qual será a data. Com essas informações em mãos planeje os dias que você ainda tem pela frente, levando em conta os projetos que você precisa entregar e os prazos que precisa cumprir. Estabeleça prioridades e tenha clareza de quais atividades precisam ser finalizadas ainda este ano, e quais podem ficar para o ano que vem. Se o seu dezembro estiver mais tranquilo, aproveite para começar a planejar o início do ano: janeiro, fevereiro e março.

Coloque ordem no seu espaço

Na correria do dia a dia nem sempre dá pra deixar a mesa de trabalho livre da desorganização. Mas que tal aproveitar os últimos dias do ano para colocar tudo em ordem? Assim, quando você voltar das férias ou do recesso vai encontrar um ambiente arrumado e limpo, perfeito para iniciar bem o novo ano.

Comece analisando a papelada que está sobre a mesa: o que pode ser descartado? O que deve ser arquivado? O que precisa realmente estar à mão? Lembre-se também dos objetos: revise os materiais de escritório, descartando aqueles que não funcionam mais e anotando o que precisa de reposição. O mesmo vale para armários e gavetas, que sempre acumulam muitos papéis e objetos – alguns dos quais você com certeza nem se lembra. Limpe-os e coloque tudo nos devidos lugares, para facilitar sua vida na hora de procurar alguma coisa.

Organize o seu computador

No mundo digital a bagunça fica tão bem “escondida” que quase sempre passa despercebida. Mas chega uma hora que você não tem como fugir, e é preciso dar aquela limpa na área de trabalho, arquivos e pastas do seu computador. Faça uma varredura, arquive o que for necessário e delete o que está apenas ocupando espaço – principalmente na pasta de “Downloads”. E não se esqueça da Lixeira: ela também toma alguns megas ou gigabytes do seu espaço disponível. Se tiver um tempinho a mais vale passar um pente fino na sua caixa de e-mails: apagar conteúdo de spam, arquivar conversas que já foram resolvidas e separar mensagens pessoais e profissionais. Essa dica você pode adotar inclusive na sua casa, no seu computador e e-mails pessoais.

 

Escrito por Ação Gerencial