9 setembro de 2016 Artigos,Notícias Nenhum comentário

inkubator-it (1)

Se a rotina e o stress contribuem para a desmotivação, em tempos de incerteza econômica e política esse problema pode ser ainda maior. No entanto, se sentir pessimista diante do futuro não é o melhor caminho para alcançar seus objetivos. Saber buscar a motivação dentro de si é uma grande ajuda para superar o desânimo e voltar a acreditar em você e na realidade ao seu redor.

Para estimular sua automotivação existem técnicas simples que podem te ajudar muito. Confira:

Positividade

Ser otimista é uma técnica muito eficiente para mudar sua forma de enxergar a vida e de agir. Quando vai fazer uma viagem de férias você não fica pensando que o pneu vai furar, o carro vai quebrar ou que algo vai dar errado, não é mesmo? Você só pensa nas boas sensações que aquela experiência vai te trazer. Essa positividade deve ser levada para a vida profissional: não dá para começar uma tarefa animado se você não acredita que vai conseguir cumpri-la no prazo e com excelência. Olhar seu trabalho com mais positividade, acreditando em você e no que você está fazendo, ajuda a deixar o dia a dia mais fácil e menos estressante.

Organização e metas

Se organizar é uma ótima maneira de se manter motivado: visualizando o que você já fez e o que ainda precisa ser feito você consegue planejar melhor o seu dia, ganhando tempo e simplicidade para fazer cada tarefa no momento certo. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo, assim você pode planejar e visualizar o esforço necessário para alcançar cada uma. Uma dica prática para organizar a vida profissional é anotar no fim do dia de trabalho tudo o que você precisa fazer no dia seguinte. À medida que o dia passar você conseguirá acompanhar o que já foi feito e se sentirá realizado e motivado ao ver que conseguiu cumprir boa parte do que planejou.

Autorrecompensa

Todo mundo merece um reconhecimento por bom desempenho, inclusive você. Muita gente tende a focar apenas nos erros cometidos, mas os acertos podem (e devem!) ser comemorados. Conseguiu entregar dentro do prazo um projeto super trabalhoso? Comemore! Cada meta conquistada vale um prêmio à altura: uma saída com os amigos, uma visita àquele lugar que você quer muito conhecer, uma roupa nova, etc. Assim como o trabalho traz dignidade, o descanso traz disposição e a recompensa te motiva a continuar o esforço.

Conhece alguma outra dica eficiente de automotivação? Compartilhe com a gente nos comentários!

Escrito por Ação Gerencial