24 outubro de 2016 Artigos,Notícias Nenhum comentário

Mensurar, avaliar, planejar, gerir. Em toda e qualquer empresa esses quatro verbos são fundamentais no sucesso de um negócio. Mais do que nortear as estratégias da organização, eles ajudam a gerir as pessoas e os processos. E como já dissemos aqui, gerir pessoas não é uma missão fácil. Quando você consegue entender as características e potenciais de cada pessoa na equipe, você tem nas mãos uma grande chance de torná-las mais produtivas. Usando ferramentas de assessment, como o Mapa de Competências, por exemplo, você pode fazer isso com mais facilidade.

O Mapa de Competências é uma solução gerencial que permite identificar as habilidades dos profissionais e as características técnicas e comportais imprescindíveis para um cargo ou área da empresa. Mapeando as competências da sua organização você consegue definir um “perfil” profissional para desempenhar cada atividade, além de saber o que pode esperar de cada funcionário.

O Mapeamento de Competências é aplicado através de testes variados, como raciocínio, atenção, produtividade, personalidade, inventário de competências, entrevistas por competências e potenciais. Uma boa estratégia para essa ferramenta é listar todas as características que todos as posições na empresa exigem e, a partir daí, definir o nível esperado de cada uma em cada cargo. A observação também é muito importante, pois ajuda a compreender os processos de cada função e a atuação do funcionário, bem como seu relacionamento profissional com outros projetos e setores.

O mapeamento feito pela Ação Gerencial é o único que oferece ao gestor um DNA de competências personalizado. Isso significa que, com os resultados na mão, o líder terá uma visão estratégica dos pontos que se destacam e daqueles que precisam ser desenvolvidos, a fim de aplicar melhorias efetivas e focadas em cada questão. Quer saber mais e conhecer todo o potencial do nosso serviço de assessment? Veja aqui.

Escrito por Ação Gerencial