23 janeiro de 2017 Artigos,Notícias Nenhum comentário

Quando você fica doente, ou desconfia que alguma coisa no seu corpo não está funcionando bem, o que você faz? Provavelmente marca uma consulta médica, não é verdade? Agora, e quando a sua empresa vai mal, os negócios não dão o retorno esperado e a produtividade da sua equipe não chega nem perto da meta, qual é a sua atitude? Nesse caso, muitas pessoas não fazem nada, ficam na esperança de que tudo se resolva com o tempo. É aí que muitas organizações adoecem gravemente e algumas, infelizmente, não resistem.

Se quando não estamos bem, recorremos ao médico, por que muitas empresas preferem agonizar ao invés de buscar ajuda? Claro que um médico provavelmente não conseguirá sanar os problemas de uma empresa. Mas uma boa consultoria empresarial pode ser o que falta para um negócio retomar o crescimento.

A consultoria é um serviço que faz uma análise da empresa como um todo, ou em áreas específicas, para conhecer e entender seu funcionamento, seus processos, seus pontos fortes e fracos. A partir dessa análise o consultor consegue perceber onde estão e quais são as falhas, sugerindo ações preventivas e corretivas. Aqui na AG, por exemplo, oferecemos a consultoria voltada para a gestão de pessoas. É um ótimo serviço para as empresas que precisam conhecer melhor seus colaboradores, entender suas características, identificar seus gaps e aumentar sua motivação.

É importante ressaltar que toda consultoria deve ser conduzida por um profissional, pois ele tem os conhecimentos e as ferramentas necessárias para desenvolver esse trabalho. Ele não deve ser um funcionário, mas alguém contratado exclusivamente para prestar esse serviço. Um profissional “de fora” conseguirá ter uma visão sistêmica do negócio, atuando de forma mais efetiva no diagnóstico e solução dos problemas.

Vale lembrar que a consultoria não precisa ser uma medida de emergência, para quando a empresa já está agonizando. Ela pode ser contratada em vários momentos, por exemplo: quando há necessidade de atualização dos processos de trabalho, implantação de mudanças nos procedimentos, alterações estruturais do negócio, baixa produtividade dos colaboradores, desempenho ruim sem causa aparente e muitos outros.

Se a sua empresa precisa ajustar a rota e retomar o caminho do crescimento e do sucesso, não espere ela adoecer gravemente: contrate um bom serviço de consultoria.

 

Escrito por Ação Gerencial