15 outubro de 2015 Artigos Nenhum comentário

picjumbo.com_HNCK3983

Conhecer a predominância de perfis na equipe é essencial na hora de contratar ou lidar com quem já trabalha com você da melhor forma. Para que tudo funcione bem, é importante conhecer os pontos fortes, fracos, competências e habilidades dos colaboradores.

Existem  quatro macro perfis de profissionais que ajudam a entender essas qualidades para determinar a posição de cada um. São quatro predominâncias: comunicador, executor, planejador ou analista. Cada pessoa pode ter características mais fortes de um ou outro, mas um deles é sempre o principal e deve ser mais levado em consideração. Vamos falar aqui um pouco sobre os perfis e a que você precisa dar atenção para lidar com cada um:

Comunicador

É o perfil mais ágil e sociável. A facilidade de relacionamento faz com que o comunicador se envolva com os colegas de forma profunda. Tem gosto por viajar e necessidade de aprovação e reconhecimento.

Na rotina, tende a prometer o que não pode entregar. Ao mesmo tempo, é bastante flexível e lida com qualquer situação que aparecer. Pode agir por impulso algumas vezes, mas ritmo e animação não faltam.

Para lidar com o comunicador:

A fim de aumentar a produtividade, é interessante posicionar este perfil com outros colaboradores de alta performance. Para se destacar, o que é um desejo do comunicador, ele tenta se organizar da melhor forma possível para completar as tarefas.

Não deixe que o comunicador evite os problemas. Essa é uma tendência do perfil, que tem medo de resultados ruins e pode se sentir desmotivado – procure incentivá-lo a encarar de forma mais analítica o que não está bom.

O comunicador tem dificuldade em focar no objetivo. Ele precisa de alguém que o incentive a voltar ao ponto. Por isso, é importante monitorá-lo.

 

Executor

A pessoa que tem predominância do perfil executor tende a ser bastante competitiva. É movida por resultados e adora desafios. O perfil é empreendedor e por isso prefere quando as coisas são resolvidas do seu jeito.

O executor tem ansiedade para ver os resultados e por isso tende a priorizar a velocidade e não a qualidade. Também precisa de privacidade para realizar as tarefas e é dotado de extrema autoconfiança e autossuficiência. A firmeza na hora de tomar decisões é uma característica forte, além da capacidade de ação e raciocínio rápido.

Para lidar com o executor:

Na hora do feedback, procure propor desafios. Se os resultados forem bons, explique que é possível que sejam melhores ainda. Isso motiva este perfil.

A falta de flexibilidade é um problema para este perfil. Procure treiná-lo a ser mais aberto às mudanças que podem acontecer, bem como, ao perfil diferente dos colegas.

É importante deixar o executor livre para agir. Como ele compreende facilmente seu papel e as políticas da empresa, você pode fazer isso com mais segurança e confiança no trabalho.

 

Planejador

O colaborador com perfil predominantemente planejador pode representar o equilíbrio do ambiente de trabalho. A característica de mais força nesse perfil é o autocontrole. Tudo é planejado antes da execução e sempre de acordo com as regras. Segui-las é uma tendência forte deste perfil.

O ritmo de trabalho é consistente e, por isso, o planejador está confortável quando trabalha com o que já conhece. A convivência é tranquila, pois quem tem este perfil predominante tende a ser pacifista e a ter um senso de justiça aguçado.

Por causa do ritmo mais calmo, o planejador tem problemas com prazos. Falta o senso de urgência.

Para lidar com o Planejador:

Procure oferecer um ambiente tranquilo de trabalho. Além disso, as tarefas precisam ser controladas, evitando o caos. Evite mudar as prioridades com frequência.

Por causa da falta de flexibilidade, é interessante colocar pessoas dinâmicas e ativas para trabalharem com quem tem o perfil planejador. Isso pode estimulá-lo.

Deixe que ele saiba que é digno de confiança. É tendência deste perfil executar tarefas com excelência. Por isso não é tão difícil demonstrar que confia nele.

picjumbo.com_HNCK5096

Analista

O analista é o perfil que expressa mais preocupação e rigidez. Tende a ser um tanto pessimista, vendo o lado ruim das coisas. Ao mesmo tempo, isso faz dele um perfeccionista, executando tarefas com exatidão e excelência.

As tarefas mais detalhadas são o ponto forte de quem tem perfil analista. O comprometimento com o trabalho é alto e tem prazer em surpreender. É sensível a críticas, por gostar de tudo perfeito.

Para lidar com o Analista:

No momento do feedback, procure tomar cuidado com o tom. As críticas precisam ser construtivas, caso contrário, podem desestimular o analista.

Procure dar reforços de aprovação. Monitore sempre para não deixar os prazos escaparem, já que para o analista, nada nunca está bom o suficiente.

Quer saber mais sobre os perfis denifidos por técnicas de assessment? Assine nossa newsletter:

Inscreva-se na newsletter

Escrito por Ação Gerencial