18 dezembro de 2015 Artigos,Notícias Nenhum comentário

2015-11-03-roman-001-1024x683

No fim do ano é natural tirar um momento para refletir sobre diversos pontos, entre eles, a vida profissional. Se no seu balanço o trabalho não ganhou perspectivas positivas, talvez seja a hora de uma guinada. Mudar de emprego, dar um novo rumo na carreira ou, quem sabe, tentar outra profissão. É natural ter receio de encarar um desafio desse tamanho, mas ele pode ser igualmente inspirador se bem planejado.

O site Business Insider listou cinco dicas para ajudar quem deseja traçar esse plano de virada. Veja:

1. Olhe pra dentro

Antes de qualquer coisa, é preciso parar e pensar o que você realmente deseja. O que seu trabalho significa pra você? Uma ideia é elaborar uma lista com o que te faz feliz a curto e longo prazo. Isso vai ajudar a visualizar melhor quais são os próximos passos.

2. Trace metas

Se for um novo emprego, pesquise o mercado e veja quais são as habilidades exigidas, procure saber quais empresas estão contratando e sonde se algum conhecido pode te ajudar com networking. Caso você queira algo completamente novo, que tal começar descobrindo cursos que podem te ajudar a desenvolver outras habilidades? Monte um plano para chegar onde você quer e lembre-se: as tarefas precisam ser plausíveis. Não adianta querer algo completamente fora da realidade. Do contrário você o risco de se frustrar.

3. Seja otimista e determinado

Durante a jornada pode ser que bata um medo ou insegurança. Isso é normal. Não vale desesperar. Sabe o ditado “Roma não foi construída em um dia”? Então, seu novo emprego ou mudança de carreira não vão se resolver do dia pra noite. Não desanime e mantenha-se focado no objetivo.

4. Faça acontecer

Não adianta bolar um plano e guardá-lo na gaveta. Você é responsável por fazer as coisas acontecerem. Mexa-se! Atualize o currículo, acione os amigos, veja como estão os perfis profissionais na internet. Não adianta esperar a oportunidade de ouro bater na sua porta – é preciso correr atrás dela.

5. Não desvie

Algumas pessoas desistem de perseguir seus sonhos porque surge uma oportunidade no caminho. Se oferta pode passar longe do objetivo traçado, não deixe que o desespero ou desânimo te tire do caminho.

Lembrando que se você vai abandonar seu emprego para buscar essa mudança, é interessante fazer um planejamento financeiro. Como a nova carreira pode demorar um pouco para se concretizar, ter uma poupança vai te deixar tranquilo para encarar essa jornada.

 

Fonte

Escrito por Ação Gerencial