20 fevereiro de 2017 Artigos,Notícias Nenhum comentário

Adotar certos comportamentos no dia a dia pode melhorar sua relação com os colaboradores e te preparar para futuras promoções

Líderes brilhantes trabalham em si e em seus colaboradores posturas que ajudam na produtividade no ambiente corporativo. Ao mesmo tempo, encorajam a si mesmos e a equipe a crescer estrategicamente dentro da empresa.

Entender que sucesso não é um longo caminho, mas o resultado de atitudes diárias, vai te levar ao topo cultivando o bem estar pessoal e os bons relacionamentos, além de promover o crescimento da sua empresa. Preparado para se mover e adotar atitudes de um líder de sucesso? Vamos lá:

Resiliência e Gratidão

Como você reage diante dos problemas? Reclama, se sente frustrado e estagnado, ou reflete sobre a situação e toma atitudes para superar aquele obstáculo? Praticar a gratidão e a resiliência todos os dias vai melhorar sua postura perante seus colaboradores, além de dar a eles exemplos de como lidar com situações difíceis.

Não é papo de guru. Praticar a gratidão, agradecendo os momentos bons e principalmente os ruins, já foi comprovado cientificamente. Existem até vertentes da psicologia dedicadas especialmente a tratar atitudes positivas perante a vida, como a Psicologia Positiva. Então vale a pena se orientar pelas emoções positivas, pelo compromisso, pelos relacionamentos, propósito e realizações.

Doe seu tempo

Você não entendeu errado. Doar o seu tempo para os outros não é perder tempo, mas ganhar experiência. Essa é uma atitude positiva para a sua empresa, para quem recebe sua ajuda e para você mesmo, que estará aprendendo uma novidade com o seu colaborador. Um bom líder não é aquele que nunca tem tempo pois está sempre atrelado em tarefas. Para praticar atitudes de liderança é precisa doação de tempo e de experiência.

Aponte sempre na direção mais alta

Para se tornar um líder melhor é preciso sonhar alto. Mas sonhar alto não quer dizer se perder em imaginações sem fundamentos. Pelo contrário, é estar atento à realidade ao seu redor e às metas que você estipulou para aquele projeto ou semestre, ter uma visão macro e assumir responsabilidades micro, sabendo qual caminho ainda é necessário percorrer. Se você observar os líderes que realmente transformaram a vida das pessoas, você vai perceber que foram aqueles que sonharam alto e não tiveram medo de inovar e fugir dos padrões impostos pela sociedade.

Reconhecer as fraquezas e investir mais nas qualidades

Você sabe a diferença entre um bom líder e um líder controlador? O primeiro sabe que há coisas que estão além do seu alcance e da sua capacidade, por isso está sempre confiando tarefas aos seus colaboradores. Ele entende que o trabalho em equipe tem como objetivo chegar a um resultado final a partir de resoluções de diversas pessoas. O líder controlador, por outro lado, assume todas as responsabilidades para si, não sabe delegar e normalmente se mostra autoritário. Ele não reconhece suas fraquezas e, claro, quase não tem tempo de investir no desenvolvimento de suas qualidades.

Você se pergunta: como descobrir minhas fraquezas e qualidades e as da minha equipe? Sabemos que é mesmo difícil enxergar os talentos e entender porque às vezes é tão difícil resolver a improdutividade da sua empresa. Mas um líder de sucesso também busca mecanismos externos para o crescimento pessoal e profissional, por isso treinamentos são tão positivos para melhorar as estratégias de um negócio. O Assessment, por exemplo, é uma ferramenta perfeita para entender a fundo cada um dos funcionários da sua equipe, incluindo você mesmo. A Ação Gerencial oferece esse serviço e tem colhido resultados concretos das diversas empresas que já aderiram à ferramenta. Quer conhecer melhor? Acesse.

Escrito por Ação Gerencial