11 outubro de 2016 Artigos,Notícias Nenhum comentário

Clipboard-Report-Hand-Writing-Meeting-Inspection-Large

A melhor maneira de acompanhar o desenvolvimento e a produtividade dos colaboradores é através da avaliação de desempenho. O Assessment, por exemplo, é uma das ferramentas que permitem essa avaliação, ajudando os gestores a identificarem os pontos fortes e fracos de cada pessoa – inclusive os seus. Se você ainda tem dúvidas da efetividade desses métodos para o seu negócio, listamos abaixo 5 motivos para implantar o assessment na avaliação da sua mão de obra:

 

  • É bom para a empresa

 

Avaliar o desempenho do seu pessoal vai te ajudar em diversos aspectos da gestão de recursos humanos. Através da avaliação você tem a oportunidade de identificar com mais facilidade os perfis profissionais existentes na empresa e reconhecer os pontos fortes e as inaptidões de cada profissional. Com essas informações em mãos fica muito mais fácil desenvolver planos de carreira dentro das necessidades de cada pessoa e da empresa. O processo também contribui para as decisões relativas a promoções, aumentos de salários, demissões e contratações, treinamentos e etc. São inúmeras as possibilidades.

 

  • É bom para o colaborador

 

Uma avaliação bem estruturada pode oferecer a cada funcionário uma noção maior sobre sua carreira, suas características profissionais, suas qualidades e pontos a serem melhorados. Com essas informações em mãos, tanto o colaborador quanto a empresa podem traçar estratégias mais acertadas de desenvolvimento profissional, pois conseguem visualizar com mais facilidade o objetivo que precisa ser alcançado.

 

  • É bom para as lideranças

 

Se todos os colaboradores serão avaliados, os líderes não podem (nem devem) ficar de fora, afinal uma boa equipe é, em parte, resultado de um bom trabalho de liderança. Avaliar os funcionários sob a sua gestão é uma forma de se conhecer melhor, analisar seu trabalho e sua postura enquanto gestor.

 

  • Auxilia na gestão

 

A avaliação de desempenho aplicada através da ferramenta de Assessment oferece à empresa uma visão geral do seu capital humano: nível de desenvolvimento dos colaboradores, tipos de lideranças presentes e predominantes, profissionais com potencial para promoção e ocupação de cargos de gestão. Todos esses resultados podem contribuir para nortear a distribuição de cargos dentro da empresa e as novas contratações.

 

  • Conduz às mudanças

 

Adaptados à estratégia da empresa, os resultados do Assessment nortearão as mudanças necessárias para a organização atingir seus objetivos. Uma gestão focada e com visão estratégica saberá aproveitar muito bem esses resultados na manutenção ou superação das metas da empresa.

Escrito por Ação Gerencial