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Conflitos são comuns em empresas de qualquer tamanho ou mercado. No Brasil, perde-se cerca de duas horas por semana tentando controlar conflitos no ambiente de trabalho. Para não prejudicar as relações profissionais e a produtividade do negócio, os embates precisam ser mediados, e o líder é a chave para que esse processo seja bem realizado.

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Gerir conflitos é mais do que acalmar os ânimos – é transformar discussões em oportunidades como aperfeiçoar o trabalho em equipe e motivar os funcionários. Para isso, o líder deve assumir a posição de mediador e garantir que o conflito irá se desenvolver de forma sadia até chegar a um consenso. Veja algumas dicas para que isso aconteça da melhor maneira:

1. Saiba negociar

Em um conflito, existem três resultados possíveis:

Perde x Perde: quando uma decisão final é tomada e ambos os lados saem insatisfeitos;

Perde x Ganha: quando um dos lados sai vencedor;

Ganha x Ganha: quando ambos sentem que seu lado foi levado em conta e tudo chegou a um bom desfecho.

O Ganha x Ganha é o resultado que o líder deve buscar. Para isso, é preciso promover o diálogo sadio. Às vezes, os dois lados têm opiniões diferentes sobre um assunto, mas buscam um mesmo objetivo (o bem da empresa, por exemplo). Saiba levantar os pontos positivos e negativos de cada posicionamento e, juntos, cheguem a uma decisão que todos concordam ser a melhor.

2. Saiba se comunicar e tenha empatia

Se comunicar de forma clara e objetiva é fundamental para evitar ambiguidades. Além disso, um líder deve saber se colocar no lugar das duas partes contrárias, ou seja, ter empatia.

3. Colabore

Mediar é também colaborar. Não adianta ouvir as partes envolvidas e tomar uma decisão final sem a participação delas. Mostre os pontos positivos e negativos de cada uma das ideias apresentadas e incentive sua equipe a agir em conjunto.

4. Acompanhe para se prevenir

Esteja sempre atento a mudanças de clima no ambiente de trabalho. Um bom acompanhamento pode alertar o líder sobre conflitos que ainda estão por vir ou que não foram devidamente geridos.

5. Saiba quando é necessário intervir

Nem todos os conflitos precisam da sua intervenção. Saiba identificar quais são importantes, quais precisam de mediação imediata e quais podem se desenvolver de forma prejudicial para a equipe e para o negócio.

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Escrito por Ação Gerencial